USE A 

ENERGIA SOLAR

 A SEU 

FAVOR.

 

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

         Em locais remotos, onde não há rede elétrica da distribuidora de energia, um Sistema Solar Fotovoltaico corretamente dimensionado pode fornecer energia elétrica para suprir a demanda de residências. O sistema funciona mesmo durante a noite, quando não há Sol, graças às baterias que são acopladas ao sistema e carregadas pela própria energia solar durante o dia. 

 

          Sistemas Fotovoltaicos "on-grid", ou conectados à rede, são sistemas que são conectados à rede elétrica convencional e que podem abastecer residências,  empresas e edifícios por completo ou apenas alguns de seus equipamentos, como lâmpadas e câmeras de segurança. É o mais indicado e economicamente viável para as áreas urbanas. 

 

         Desde 2012, com a Resolução Normativa nº 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), proprietários de Sistemas Fotovoltaicos "on-grid" contam com vantagens, benefícios e incentivos por parte do governo e da distribuidora de energia. Entre as diversas vantagens e incentivos, como a possibilidade de isenção do ICMS cobrado na conta de energia, a criação dos "créditos de energia" se destaca e  oferece reduções na conta de energia que podem chegar a 95%. Para entender como isso funciona, lembre-se que no sistema "on-grid", sua casa, além de conectada aos painéis solares, permanece conectada à rede elétrica. Com isso, se sua demanda de energia em determinado momento for maior do que os seus painéis estão gerando, a rede elétrica convencional fornecerá a energia necessária automaticamente. Porém, se seus painéis, em determinado momento, geram mais energia do que está sendo consumido, essa energia excedente será enviada para a rede pública e se transformará em créditos de energia que poderão ser utilizados posteriormente.

 

         Vamos para um exemplo: imagine que em Março seus painéis geraram 450 kWh mas seu consumo foi de apenas 400 kWh. Assim, 50 kWh foram injetados na rede elétrica pública em forma de "créditos de energia". Já em Abril, seu consumo foi de 350 kWh mas seus painéis geraram apenas 250 kWh. Você teve que consumir, então, 100 kWh da rede elétrica convencional. Logo, os 50 kWh dos seus créditos serão utilizados e você pagará apenas pelos 50 kWh restantes. E tem mais, esses créditos valem para todas as suas propriedades atendidas pela mesma concessionária de energia. Isto é, se você tem uma propriedade em um bairro X com a conta de energia em seu nome, e outra propriedade no bairro Y, também com a conta de energia em seu nome, os créditos da sua propriedade do Bairro X podem ser utilizados para sua outra propriedade e vice-versa. Detalhe: os créditos são válidos por 5 anos!

 
Como Funciona Energia Solar - RLC Energia