SISTEMAS

DE PROTEÇÃO

CONTRA

DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

 

PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ) - SPDA

01. O que é SPDA?


SPDA é a sigla para Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, popularmente conhecido como "para-raios". Consiste em um sistema de proteção instalado no ponto mais elevado de uma estrutura (residências, edifícios, etc.) que tem como objetivo desviar a elevada corrente elétrica de uma descarga atmosférica (raio) até o ponto de aterramento, de maneira rápida, segura e eficaz, de modo a evitar e/ou minimizar os efeitos da mesma na estrutura atingida, tais como: incêndios, explosões, choques elétricos e risco à vida e integridade física de pessoas e animais.




02. O que o SPDA protege?


O SPDA protege a estrutura atingida pelo raio, bem como pessoas e animais que estejam dentro ou nas proximidades da estrutura atingida.




03. O SPDA protege meus equipamentos elétricos/eletrônicos?


O SPDA externo, mais conhecido popularmente, é dimensionado para proteger a estrutura física, bem como pessoas e animais que estejam dentro dessa estrutura, através do desvio da corrente elétrica da descarga atmosférica até o ponto de aterramento. No entanto, os raios podem provocar surtos elétricos que podem atingir a rede elétrica e atingir as tomadas e aparelhos dentro de sua casa/edifício. Para a proteção de equipamentos e da sua instalação elétrica contra descargas atmosféricas, é necessário a instalação de um SPDA Interno, através de dispositivos de Proteção Contra Surtos (DPS), equipotencialização, entre outros.




04. O SPDA é obrigatório?


A NBR 5419, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulamenta a Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, estabelece um gerenciamento de riscos (análise de riscos) para averiguar se há ou não a necessidade de SPDA na estrutura. Mesmo se for verificada a não necessidade de SPDA, um Engenheiro deverá emitir o laudo técnico com a devida memória de cálculo estabelecendo a não necessidade de SPDA, pois o laudo é obrigatório para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Amapá, Art. 10 da Lei Estadual nº 0871 de 31 de dezembro de 2004. Em alguns casos, a instalação de SPDA é obrigatória e independe do gerenciamento de riscos, tais como:

  • Locais de grande afluência de público;
  • Estruturas que armazenam explosivos, gases ou líquidos inflamáveis e similares;
  • Locais que prestam serviços públicos essenciais;
  • Áreas com alta densidade de raios;
  • Estrtuturas de grande valor patrimonial;
  • entre outros.
Entre em contato para mais informações ou para solicitar seu Gerenciamento de Riscos.




05. Para-raios atraem raios? Eles evitam raios?


Para-raios não atraem raios e nem os evitam. Por serem fenômenos naturais, as descargas atmosféricas não podem ser controladas e são de difícil previsão. Os para-raios são dispositivos de segurança que protegem a estrutura caso esta venha a ser atingida por um raio, através do desvio da corrente elétrica até o ponto de aterramento.




06. A estrutura do meu vizinho possui SPDA e é mais alta, estou protegido?


Não. O fato de a estrutura do seu vizinho possuir SPDA e ser mais alta, não protege a sua estrutura das descargas atmosféricas, pois o SPDA foi dimensionado para a estrutura do seu vizinho e não para a sua.





NOSSOS TELEFONES

(96) 9 8132.5085 | (96) 9 9142.9107

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda à Sexta, das 09h às 17h.

Somos uma empresa de engenharia voltada para serviços elétricos com foco em geração fotovoltaica.

  • Facebook RLC Energia
  • Instagram RLC Energia
  • Twitter RLC Energia
ENCONTRE-NOS

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2396-B

Bairro Santa Rita

Macapá - Amapá

Belém - Santarém - Pará

CEP: 68901-262

CNPJ: 29.773.891/0001-09

© 2018 por RLC Energia | Todos os direitos reservados. MACAPÁ - AP - BRASIL