GESTÃO

DE MATERIAIS

E

EFICIÊNCIA

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROJETO ELÉTRICO?

          Por trás do projeto elétrico estão muitos outros fatores que não são mostrados  no desenho e que muitas vezes são negligenciados. Um projeto elétrico bem dimensionado garante o cumprimento das muitas normas e regulamentos do setor elétrico brasileiro e do seu estado (as mais utilizadas encontram-se disponíveis no menu acima). Ele é o que garante, quando bem executado, a segurança, confiabilidade e a qualidade da sua instalação elétrica, evitando muitos problemas futuros no sistema.
           No Brasil, é proibido por lei reformar ou construir sem o acompanhamento de um profissional habilitado que vai se responsabilizar pela obra, no caso, Engenheiro ou mesmo uma Empresa de Engenharia. Caso você não contrate profissionais no início da reforma ou da construção, o que não é recomendado, além se ser ilegal você inevitavelmente deverá contratar depois, pois é necessária a regularização da obra e projeto.
           Muitas pessoas acreditam, equivocadamente, que a contratação de uma Empresa de Engenharia para a execução do projeto elétrico irá "encarecer" os custos da obra. Na verdade, a contratação de um projeto elétrico diminui drasticamente os custos da obra com desperdício de material e problemas futuros, visto que os materiais e os parâmetros são otimizados pelo projeto. Um projeto elétrico hoje em dia, no Brasil, representa cerca de 0,4% do valor total da obra. 
           Exemplos de alguns fatores que muitas vezes são negligenciados, mas vão estar bem dimensionados no seu projeto elétrico, garantindo eficiência e economia:
  • Quantas tomadas e quantos interruptores vou precisar? Qual a melhor localização para cada um deles?
  • Meu sistema vai ser corretamente aterrado, possibilitando assim uma proteção eficiente contra choques elétricos?
  • Meu sistema e minha residência estão protegidos contra descargas atmosféricas?
  • Quais os melhores caminhos para os eletrodutos?
  • Os disjuntores e demais equipamentos de proteção do meu sistema estão corretamente dimensionados, evitando  assim possíveis surtos de corrente e tensão, curto-circuito, disparo indesejável de disjuntores e queima de equipamentos?
  • Quais os locais da casa onde deverão ser instalados pontos de luz? Qual o tipo de iluminação mais eficiente? Qual a intensidade da iluminação?
  • Qual a bitola correta dos fios para o meu sistema? 
             As respostas para essa e muitas outras perguntas poderão ser encontradas no projeto, sempre respeitando as normas e regulamentos do setor elétrico.
NOSSOS TELEFONES

(96) 9 8132.5085 | (96) 9 9142.9107

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda à Sexta, das 09h às 17h.

Somos uma empresa de engenharia voltada para serviços elétricos com foco em geração fotovoltaica.

  • Facebook RLC Energia
  • Instagram RLC Energia
  • Twitter RLC Energia
ENCONTRE-NOS

Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2396-B

Bairro Santa Rita

Macapá - Amapá

Belém - Santarém - Pará

CEP: 68901-262

CNPJ: 29.773.891/0001-09

© 2018 por RLC Energia | Todos os direitos reservados. MACAPÁ - AP - BRASIL